domingo, 11 de maio de 2008

Chuva de Meteoros.

No último dia 07 na madrugada do dia 08 membros do NEUS fizeram uma vigilia para a observação dos astros e acompanhar uma chuva de meteoros que está brindando o planeta Terra até dia 12. Seriam fragamentos do cometa Halley que passa por nossa visinhança de 80 em 80 anos. Esses fragmantos ficaram em um setor de nosso sistema Solar por onde nosso planeta está passando agora.
A localização e nome é Eta-Aquarídeas (passando pela constelação de Aquarios), para nós aqui em Santa Cruz do Sul o maior fluxo que pode ser observado foi a partir da 1h e 30min da madrugada de quarta pra quinta, na direção sudoeste de onde nos encontravamos, a Linha Travessa.
Numa noite fria, chegando aos 8 ou 9º centigrados, montamos um posto avançado junto ao Mosteiro Beneditino o qual nos deu a permição exclusiva para realizar essa atividade. Como o local não permite a presença de pessoas a noite no lado de fora das dependencias desse fabuloso local de espiritualidade e silêncio, procuramos tomar o máximo de cuidado para não interferir no descansos de nossas queridas irmãs Beneditinas.
Tratando-se de uma atividade astronômica e de estudo aprofundado sobre o firmamento Madre Paula ascentiu positiva a nossa pesquisa.
Agradecemos profundamente sua colaboração mais uma vez com as atividades do NEUS. Anoite estava limpa, com a lua crescente decendo as 9h da noite de quarta deixando ainda mais visível as estrelas e astros. Uma noite perfeita para uma conclusão muito boa a respeito de nossas pesquisas sobre os corpos celestes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário