quinta-feira, 18 de março de 2010

Arquivos Governamentais sobre UFOS disponíveis agora


 Depois de mais de um ano de atraso, o Arquivo Nacional (AN) dá os passos iniciais para disponibilizar na internet os primeiros documentos ufológicos enviados pelo Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (CENDOC), no dia 31 de outubro de 2008. Esta informação pode ser confirmada, acessando-se o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN) www.arquivonacional.gov.br/sian/inicial.asp, onde pode-se digitar a palavra OVNI no ícone de “Pesquisa Livre”.

Por enquanto, é apenas uma menção eletrônica dos seis envelopes e duas pastas que englobam os primeiros casos abertos pela Aeronáutica, os quais foram para a Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (COREG), em virtude da campanha UFOs, Liberdade de Informações Já.
Os volumes, contendo ocorrências registradas entre os anos de 1952 a 1969, só podem ser acessados fisicamente nas dependências da COREG, em Brasília. Contudo, o link dessas pastas na internet já é o primeiro passo dado pelo AN para oficialização e globalização dos papéis, servindo como referência para ufólogos e pesquisadores universitários que necessitam de confirmação oficial para citação em suas obras literárias e trabalhos acadêmicos.

O link direto do AN para referência aos documentos é http://www.an.gov.br/sian/Multinivel/Exibe_Pesquisa.asp?v_CodReferencia_ID=1013345.
Para obter cópias de todos os documentos liberados pela Aeronáutica até a presente data, entre outros fruto da campanha, inclusive os mencionados acima, acesse o link da Revista UFO: http://www.ufo.com.br/index.php?arquivo=notComp.php&id=4438.


 F.A.R.

2 comentários:

  1. Como faço pra entrar em contato com o meu amigo Rafael Amorim?
    Não foi fácil achá-lo, sabia?!
    Sergio Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Tava mais do que na hora, mas devem liberrar apenas as coisas mais simples (é o que penso).
    abraz

    Sandoval

    ResponderExcluir