sábado, 17 de abril de 2010

Geólogos identificam meteorito raro em Arvorezinha

O fragmento tem 50cm de comprimento, 40cm de largura e 24cm de altura e pesa 145 quilos





Ao aplicar veneno na lavoura de milho de sua propriedade, na zona rural de Arvorezinha, o agricultor Danilo de Oliveira, de Arvorezinha, no Vale do Taquari, se surpreendeu com o que encontrou pelo caminho, na quinta-feira.

Caída no terreno, uma pedra pequena e pesada chamou sua atenção porque nunca esteve ali. Geólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estiveram no local para realizar testes científicos e confirmaram: o fragmento se trata de um raro meteorito.
O fragmento tem 50cm de comprimento, 40cm de largura e 24cm de altura e pesa 145 quilos, três vezes a mais que uma pedra normal. O meteorito é do tipo Siderito e é considerado raro pelo fato de que apenas 5% dos fragmentos já registrados serem desta classe — este pode ser o quarto localizado no Estado. Em todo o Brasil estão registrados 56 meteoritos, apenas 21 deste tipo.Mas não é possível terminar a data da queda. Segundo o geólogo Antônio Pedro Viero, do Instituto de Geociências da Ufrgs, é provável que a rocha pertença ao núcleo de algum planeta. Antes de ser levado ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro, o meteorito vai passar por análises químicas no Canadá, cujo resultado vai ser publicado numa revista científica para registro oficial.
Este não é o primeiro meteorito encontrado no Vale do Taquari. Em 1937, a queda de um meteorito foi vista em Putinga, cidade a cerca de 20 quilômetros de Arvorezinha. O meteorito, de mais de 200 quilos, provocou buracos profundos no solo e até hoje atrai curiosos ao município. Uma pequena parte do meteorito — apenas 1,7 quilo da pedra — encontra-se exposta no museu local: é o único fragmento recuperado pela prefeitura até hoje.
— É provável que tenham outros e, por isso, os moradores devem ficar atentos. Este é um registro cientifico muito interessante —diz o geólogo Ari Roisenberg, da Ufrgs, que também esteve na cidade.

Um comentário:

  1. Poxa me vende pelo menos um et inflavel, meio dificil de comprar dos EUA mais vo tenta!

    ResponderExcluir