quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sons do céu parte II

Nos últimos dias a população de Santa Cruz tem se deparado com o som grave vindo dos céus. Circulando por aqui aviões que manobram baixo também alertaram os moradores inquietos que perceberam que o barulho está cada vez mais alto, dando a impressão de um motor diferente aos costumeiros. O formato de “triangulo, que descreveram alguns, nada mais é do a disposição das luzes noturnas da aeronave. Ontem nós do NEUS observamos o tal avião que parece circular noturnamente por aqui. Pelo que levantamos tudo pode se tratar da OPERAÇÃO AGATA 2.
Nesta operação a Força Aérea Brasileira utilizou aeronaves de reconhecimento em missões que ajudaram as forças em terra a realizar fiscalizações e apreensões. Caças RA-1, aviões R-99 e o Veículo Aéreo Não Tripulado RQ-450 vasculharam os 3.550 km de fronteira com Uruguai, Argentina e Paraguai e coletaram informações de interesse do Exército, da Marinha, dos órgãos de Segurança Pública e de fiscalização, como a Receita Federal. "Todos os pontos sensíveis da fronteira foram sensoriados", disse o Major Clauco Rossetto, da Força Aérea Brasileira. Portanto pessoal, provavelmente seria essa a atividade que estamos vendo por aqui, afinal ficamos entra a base de Canoas e Santa Maria as quais dão sustendo a operação. Isso comprova que o VANT (veja: http://neusufo.blogspot.com/2010/08/ufo-sobre-anta-cruz-era-o-aviao-nao.html) que anteriormente causou sustos em nossa população continua dar seu ares por aqui, sem trocadilho. Segue depoimento do companheiro Iuri do NEUS que levantou outras hipóteses.

Enviado por Iuri Azeredo -  Pessoal, Nos últimos dois ou três dias várias pessoas aqui em Santa Cruz têm relatado a audição de “sons estranhos vindos do céu”, como se fosse “algum tipo de avião andando em círculos sobre a cidade”. Além de hipóteses sobre possíveis operações militares com aeronaves, não faltou a alusão a possíveis discos voadores... Mas ao que tudo indica, estamos é diante de um fenômeno atmosférico natural, embora peculiar. Uma combinação de densidade, composição, temperatura e umidade do ar, entre outros elementos, estão favorecendo a propagação dos sons vindos do alto e de maiores distâncias. Assim, aquilo que normalmente não se ouve – aeronaves que cruzam nossos céus à noite toda – foram notadas: jatos comerciais maiores, jatos menores, turboélices etc. Além de caminhões e outros veículos com motores que emitem frequências sonoras de grande alcance. As aeronaves não estavam em círculo. A quantidade de aeronaves “audíveis” e o longo período que se podia “escutá-las” levava a esta sensação de um sobrevoo mais prolongado. Outro fator que também pode ter colaborado para a propagação e amplificação sonora das aeronaves é uma menor altitude dos voos, devido a condições atmosféricas peculiares. A maior aproximação dos aviões do solo elevou consequentemente o ruído para quem estava em terra. Ou seja, elementos de composição da atmosfera estão propiciando a elevação do nível de propagação sonora das aeronaves, chamando a atenção das pessoas pela maior “audibilidade”. Mais um caso em que não há necessidade de explicações “esotéricas”. É a minha opinião. Até mais! Iuri

Nenhum comentário:

Postar um comentário