segunda-feira, 16 de julho de 2012

Programa Frente a frente, cancelado inexplicavelmente na última hora - lamentavelmente.




Lamentavelmente isso ainda acontece. Claramente um ato de censura e preconceito. Vejam pelas palavras de Ademar Gevaerd:

A história deste programa é bizarra. Simplesmente, depois de gravado, editado, formatado e absolutamente pronto para ir ao ar, ele foi CANCELADO com o mínimo de explicações. Em e-mail, o diretor de jornalismo da TVE, Gilmar Eitelwein, disse que ele não seria exibido, apesar de pronto. "Infelizmente, a direção da TVE entendeu que o programa Frente a Frente que realizamos contigo não será exibido, por não se adequar à temática e filosofia do programa. Lamento, ao mesmo tempo em que agradeço tua disponibilidade e participação". Por não se adequar à temática e filosofia do programa? Então por que convidaram um ufólogo? Por que escolheram este tema?

Bem, dizem que há uma primeira vez pra tudo na vida, e esta foi a primeira na minha em que vi algo assim acontecer...

Convidado -- praticamente convocado -- com semanas de antecedência, tendo a pauta sido exaustivamente discutida via e-mail e telefone, inclusive eu estando em viagem ao exterior e pagando deslocamento caríssimo, compareci com muito boa vontade e com tudo o que me foi solicitado à sede da emissora, na capital gaúcha, naquela data. Gravei o programa de uma hora com quatro debatedores, três reputados jornalistas locais e uma professora de astronomia (cética) da UFRGS. Tudo transcorreu normalmente, as discussões foram de alto nível e a equipe presente -- entre jornalistas, produtores, convidados etc -- se mostrou satisfeita com o resultado.

No entanto, com uma explicação absolutamente rasa, sem qualquer sentido, o programa foi cancelado...

Nunca vi coisa igual em toda a minha vida, e nem mesmo muitos outros colegas ufólogos e jornalistas -- inclusive gaúchos - consultados. "É um desrespeito", resumiu um deles. Por fontes seguras, ouvi o rumor de que se tratou de preconceito da referida diretoria, o que me surpreendeu. Ora, estamos em 2012! Como todo mundo que me conhece sabe, já participei de inúmeros debates de todos os tipos, no Brasil e exterior, e confesso nunca ter experimentado uma situação dessas. Foi realmente estranho!

Mesmo assim, eis o vídeo no endereço acima, disponibilizado pelo jornalista Gilmar, para que vejam seu conteúdo.






2 comentários:

  1. "três reputados jornalistas locais e uma professora de astronomia (cética) da UFRGS".

    Professora de ASTRONOMIA O BABACA AI DEVERIA ESTUDAR MAIS ELA É UMA DOUTORA.
    e o Cidadão ai em cima faz que da vida mesmo...
    duvido isto ser publicado, mas aguardem o vídeo já foi copiado vamos deixar bem claro as colocações do SR. sabe tudo ai! - Só não sabe cuidar da vida pessoal dele :)

    ResponderExcluir
  2. Ceticismo é compreensível, agora, refutar qualquer tipo de possibilidade, sem uma reflexão maior sobre, me parece mais do que mero ceticismo, parece-me burrice. Lamentável ver uma cientista como a professora de astronomia refutar veementemente qualquer tentativa de Gevaerd de exemplificar POSSÍVEIS tecnologias empregadas.

    Lamentável

    ResponderExcluir