terça-feira, 6 de novembro de 2012

Astrônomos observam como um cometa se divide em quatro


NASA



168p-cometa Hergenrother foi dividido em quatro partes.

  Astrônomos profissionais e amadores têm testemunhado a transformação radical da cometa168P-Hergenrother, atualmente passando pelo sistema solar interno. Nas últimas semanas, a pedra de gelo foi submetido a uma série de explosões impressionantes, a ponto de seu núcleo está dividido em quatro partes distintas. Felizmente, a trajetória deste cometa é bem conhecida e nem o principal nem o pedaço restante representam um perigo para a Terra.
  A fragmentação do cometa foi detectado pela primeira vez em 26 de outubro por uma equipe de astrônomos Remanzacco Observatory, usando o Telescópio Faulkes em Haleakala, no Havaí. "O Hergenrother é dividir", diz Rachel Stevenson, um pesquisador do Jet Propulsion Laboratory (JPL), em Pasadena (Califórnia). "O núcleo é separado em pelo menos quatro partes distintas, o que levou a um grande aumento no seu material de coma." O coma de cabelo é a nuvem de gás e poeira que envolve o núcleo do cometa. Com mais material que reflete os raios do sol, a vírgula tem animou consideravelmente.
  "Os fragmentos de cometas são consideravelmente mais fraco do que o núcleo", diz James Bauer, o principal investigador adjunto da missão da NASA Neowise, California Institute of Technology. "Eles são peças de material a ser ejetado de sua superfície."
  Os interessados ​​em assistir a mais de Hergenrother deve apontar seus telescópios, é preciso uma equipe boa, e do céu noturno sem a poluição luminosa entre as constelações de Andrômeda e Lacerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário